LANÇAMENTO DE LIVROS
Os autores de livros, publicados preferencialmente em 2017 e 2018 e que tratem da temática do evento, interessados em participar do lançamento de livros, devem se inscrever pelo e-mail enepea2018@gmail.com até dia 24 de setembro de 2018, informando ficha catalográfica completa, release e capa da publicação.
O Lançamento de Livros irá acontecer no dia 03 de outubro de 2018 às 19:00h no hall do Centro de Tecnologia da UFSM. Os autores devem ser os portadores dos livros a serem entregues à Comissão Organizadora do XIV ENEPEA no dia 03 de outubro de 2018 até às 17 horas ou enviar os exemplares para o seguinte endereço:
Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Centro de Tecnologia, Av. Roraima, n. 1.000, Campus da UFSM, Bairro Camobi, Prédio 30 – Biblioteca Central (fundos), sala 204, Santa Maria, RS, CEP 97.105-900.
Entre os dias 03, 04 e 05 de outubro de 2018, a Editora Gustavo Gili Brasil fará a divulgação e venda
de livros de arte, arquitetura, fotografia, design, entre muitos outros no hall do Centro de Convenções
da UFSM. Acesse a livraria online da GGBrasil e prestigie seu estande no XIV ENEPEA.
Realização:
“ESTRATÉGIAS PARA UMA INFRAESTRUTURA VERDE"
Organizadores: Paulo Pellegrino e Newton Becker Moura. Coordenação: Heliana Comin Vargas
Créditos: Autores.
O livro "Estratégias para uma infraestrutura verde" oferece referências para planos e projetos que contribuem para as várias intervenções que afetam o modo como usamos e percebemos os espaços abertos, e, assim, se dirige tanto a arquitetos paisagistas e urbanistas, quanto a engenheiros, ambientalistas e demais interessados em procurar novas formas de recuperar e de enriquecer a vida em nossas cidades. Apresenta trabalhos recentes sobre urbanismo paisagístico e infraestrutura paisagística, oferecendo conceitos de trabalho, metodologias e tipos de paisagens específicos para novas infraestruturas verdes na escala das megacidades. Trabalhando em uma gama de escalas e enfrentando a necessidade de quantificação e avaliação de objetivos e funcionalidade de projeto, esta obra faz parte do discurso contemporâneo que expande esforços anteriores como desenvolvimento de baixo impacto e inovações recentes, inclusive a disseminação de melhores práticas administrativas para oferecer tipos específicos de paisagem, estratégias e casos para infraestrutura verde na cidade.
Para mais informações e contato com os autores:
Paulo Pellegrino: prmpelle@usp.br
Newton Becker: arqnewton@yahoo.com
“OS SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES E A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL"
Organizadores: Silvio Soares Macedo, Eugenio Fernandes Queiroga, Ana Cecília de Arruda Campos,
Fany Galender e Vanderli Custódio
Créditos: Autores.
O presente livro é resultado do projeto temático da pesquisa de mesmo título desenvolvido no período de 2006 a 2011 no Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil (Quapá), reunindo a FAUUSP e a PUC-Campinas, com o apoio da Fapesp e do CNPq. A publicação adota uma abordagem sistêmica do estudo dos espaços livres urbanos e desvenda a paisagem brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI, tendo como objeto 25 cidades das diversas regiões do país e analisando suas diferentes características e especificidades. Os primeiros quatro capítulos estabelecem conceitos e métodos de análise dos sistemas de espaços livres e o último apresenta um panorama crítico que reúne textos sobre cada uma das cidades estudadas, escritos em conjunto com os parceiros locais da rede nacional Quapá-SEL (Sistemas de Espaços Livres).
"PROJETO E PAISAGEM URBANA: ENSAIOS DE PROJETO PARA A ÁREA CENTRAL DE CURITIBA"
Organizadores: Alessandro Filla Rosaneli e Paulo Marcos Mottos Barnabé
Créditos: Autores.
Os textos que compõem essa obra expõem os esforços de se intervir na área central da metrópole de Curitiba e, ao mesmo tempo, apontam os caminhos metodológico-conceituais e as práticas desenvolvidas nas disciplinas e nos ateliês do curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbana do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, durante os anos de 2010 a 2012.
As propostas oferecidas nesta publicação devem ser entendidas como provocações que procuram expor um estado de inquietação do autor com a cidade, dentro de questões cruciais do debate nacional e internacional que não conquistam a devida atenção nas ações do Poder Público.
Para mais informações e contato com os autores:
Alessandro Rosaneli: alefilla@yahoo.com
Paulo Marcos Barnabé: pbarnabe@terra.com.br